Do ABC Paulista a Austrália – Santuário Nacional da Umbanda ganha o mundo


Todos nós sabemos que a tecnologia cresce de forma avassaladora e contínua e que a internet uniu o mundo, conectou continentes, revelou culturas e uniu diferenças. O que muitos não param para refletir é que os espaços, antes locais, agora pertencem ao mundo. Hoje é possível visitar o Museu do Louvre em Paris, ou a Capela Sistina em Roma sem sair de casa. E não será diferente com nosso Santuário Nacional da Umbanda, que do ABC Paulista atravessa os mares e chega a Europa, através do vídeo de Fábio Verch, dirigente da Casa de Umbanda Pai Pedro, na Austrália.

Em uma visita ao Santuário, Fabio Verch fez imagens aéreas belíssimas no Vale dos Orixás ® e cada cantinho foi revelado, mostrando além da beleza a espiritualidade presente no local. Ele produziu um lindo vídeo e nos presenteou, motivo de grande alegria. E lá vai o vídeo para a internet correr o mundo e contar aos quatro cantos que aqui no Brasil, num cantinho no meio da mata, no município de Santo André, esconde os mistérios de nossa religiosidade.

(Imagem do vídeo de Fabio Verch – Santuário Nacional da Umbanda – Brasil)

Além da Austrália, muitos são os países que já nos visitaram. O Santuário Nacional da Umbanda recebe pessoas do mundo todo, estudantes, pesquisadores, religiosos e não religiosos que vem para sentir as vibrações do Vale dos Orixás ®, o perfume de nossa Sagrada Umbanda e os mistérios do nosso Brasil.

Isso seria absolutamente inimaginável quando, há quase 50 anos, eu caminhava pela extinta pedreira Montanhão para fazer minhas oferendas a Xangô. A área era desértica, abandonada e pouco verde tinha no local. Mas o tempo regado pelo amor fez florescer um grande oásis sagrado, fonte cristalina da fé umbandista que une e acolhe todos os praticantes das religiões de matrizes africanas e de cultos a natureza. E eu preciso confessar o quanto me sinto honrado em fazer parte desta história.

 

SITE DO SANTUÁRIO

Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, o Santuário Nacional da Umbanda lançou em 15 de novembro de 2018 um novo site, espaço de compartilhamento do pensar e sentir da Umbanda e já são quase 20 mil pessoas que por lá passaram em cerca de 90 dias. Não é trabalho fácil para nós, que nascemos numa época que nem se quer existia telefone, quanto mais internet. Mas entendemos que os tempos mudaram e hoje com o mundo na palma das mãos saímos de São Paulo e vamos para o mundo. E que o mundo venha até nós!

Descrevemos através da escrita cada cantinho do Santuário e ilustramos com fotos os espaços, para os que ainda não tiveram oportunidade de nos visitar possam de alguma forma estar mais pertinho de nós. Contudo, esse é um trabalho continuo de atualização, por isso os convido a nos visitar todo mês no endereço www.santuariodaumbanda.com.br. Além da descrição dos locais, postamos textos com frequência. São notícias sobre a Umbanda, eventos promovidos pela Federação Umbandista do Grande ABC ou pela Casa de Pai Benedito de Aruanda, nosso templo-sede. A Coluna da Maria Aparecida nossa Diretora de Comunicação iniciou este ano e trará textos sobre motivação e dicas para o bem viver. Além dos meus artigos, alguns inéditos e outros republicação destes que escrevo para o Jornal Aldeia de Caboclos. Temos ainda galeria de fotos e em breve galeria também de vídeos.

Cumprindo o compromisso que assumi com Pai Zélio de Moraes de divulgar nossa Sagrada Umbanda e o legado que o Caboclo das Sete Encruzilhada nos deixou através dele, vamos seguindo plantando e regando o amanhã, seja no Vale dos Orixás ® ou no imenso vale de interconexões que é a internet.

 

CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL NA INTERNET

Através de homens e mulheres de boa vontade percebemos que a internet é um espaço de expansão para a consciência espiritual e desenvolvimento das ideias. E isso é uma excelente oportunidade de espalhar conhecimento sobre a nossa religião, esclarecer dúvidas e desfazer mal entendidos. Mas é preciso ter consciência sobre o que se diz, responsabilidade sobre o efeito desta informação na vida das pessoas. Muitas pessoas acabam espalhando bobagens, piorando a desinformação ao invés de ajudar. Criando misticismos e notícias falsas para ganhar seguidores. Esse é um lamentável lado da internet.

Então, gostaríamos a convidá-los a serem Sacerdotes também no mundo on line. Não necessariamente vestindo branco e criando vídeos ou textos sobre a Umbanda. Mas praticando a ética, a responsabilidade sobre a vida alheia, medindo e avaliando cada palavra que se diz e como isso pode afetar as pessoas que estão do outro lado. Se o mundo não é mais apenas físico mas também virtual, sejamos virtualmente éticos, comprometidos com a verdade e nunca esquecendo da nossa máxima da Umbanda, amor e caridade tendo a humildade, sempre, em primeiro lugar.

Espero vocês no Santuário Nacional da Umbanda em Santo André e em nosso também Santuário, só deste vez virtual www.santuarionacionaldaumbanda.com.br, até breve!

 

Saravá Nossa Umbanda!

 

Babalaô Ronaldo Linares

Presidente da Federação Umbandista do Grande ABC

(Artigo publicado no Jornal Aldeia de Caboclos – Edição 78 – Março 2019)

Siga-nos nas redes sociais
error