A Magia do Povo Cigano


Eles despertam paixões e alegria, trazem fartura e entusiasmo na vida dos fiéis de Umbanda que cultuam os Ciganos. O Povo Cigano tem uma tradição peculiar e suas histórias e lendas carregam mistérios e mística que encantam muitas pessoas. Na Umbanda eles trabalham principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebem oferendas de flores e frutas e suas giras são sempre alegres com danças e música.

Não se sabe muito bem a origem do povo cigano. Alguns estudos apontam para o surgimento no Oriente médio, outros indicam sua origem na Índia. Eles são nômades e vivem em acampamentos e costumam mudar de tempos em tempos de região. Cultuam sua fé na crença em Santa Sara Kali, a Padroeira de seu povo.

 

POVO CIGANO NO BRASIL

Os Ciganos chegaram no Brasil na metade do Século XVI e vieram de três etnias: Rom, Sinti e Calon. A etnia Calon é a que mais difundiu a dança cigana e seus costumes.

Os ciganos não deixam herança e não acumulam bens. Casam entre si para manter suas tradições e as meninas bem jovens já aprendem a leitura de mãos e previsão do futuro. Costumam casar ainda muito jovem, logo depois de menstruam, por volta dos 12 e 13 anos.

Foto: EBC  – Divulgação através do site da ONU

Sobrevivem principalmente do comércio e tem uma vida de muita informalidade. Não possuem comprovante de residência e muitos até não possuem documentos de identificação, o que dificulta muito o acesso a escolas e saúde básica. Infelizmente, por ser um grupo étnico minoritário, enfrentam muitas dificuldades e preconceitos sociais.

DIA DOS CIGANOS

Em 24 de maio 2007, em uma ação do programa especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi instituído o Dia Nacional do Cigano. Como parte da programação também foi lançado um selo e carimbo dos Correios em homenagem aos Ciganos.

Mas, vale lembrar que o Dia Internacional dos Ciganos é 8 de maio, quando é comemorado na Europa desde 1971 o dia de celebração da cultura Cigana.

No Brasil, entretanto, saudamos o Povo Cigano no dia 24 de maio, dia de Santa Sara Kali, padroeira dos Ciganos. Saiba mais sobre Santa Sara, clicando aqui.

Saravá!

Babalaô Ronaldo Linares

Siga-nos nas redes sociais
error