Inauguração do Centro Ecumênico no Hospital de Clinicas


 

O Hospital de Clínicas José de Alencar em São Bernardo do Campo / SP inaugurou no último dia 14 de agosto de 2018, o Espaço Ecumênico do hospital.  A formalidade inaugural, conduzida pelo mestre de cerimônias Luiz Henrique Watanabe – assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, contou com a presença de autoridades e representantes de diversas religiões além de colaboradores, médicos e enfermeiros do hospital. Estiveram presentes o Dr. Roberto Ramos – Diretor Técnico do Hosp. de Clínicas, Dra. Agnes Ferrari – Diretora Geral do Hosp. de Clínicas, Dr. Geraldo Reple – Secretário Municipal da Saúde de São Bernardo, Oswaldinho – Conselho de Saúde do Hospital de Clínicas.  A Federação Umbandista do Grande “ABC” se fez presente através da Babá Dirce Paludetti Fogo –  Diretora Espiritual de nosso Templo-sede Casa Pai Benedito de Aruanda, além de outras lideranças religiosas como Denise de Almeida do Conselho Espírita de São Bernardo, Pastor Luiz Florentino – Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e o Pastor Zezinho Soares.

O assessor Luiz Watanabe recebeu a todos e explicou a importância do evento, chamando cada convidado religioso para que dissesse algumas palavras de fé ao coração dos presentes.  Na sequência o Dr. Roberto falou do compromisso do Hospital com a população, dos esforços para que continue sendo referência no município, bem como a preocupação da instituição aos tratamentos físico e espiritual de cada paciente, sempre respeitando sua fé e sua religião.  Dr. Geraldo enalteceu a importância da presença de um Espaço Ecumênico num local onde as pessoas procuram quando estão fragilizadas por estarem doentes ou por acompanharem parentes na mesma situação e, citando as palavras da Babá Dirce, ressaltou que não apenas pacientes estarão ali para pedir ou agradecer, mas que também será utilizado pelos colaboradores do hospital, pois não raras vezes, médicos e enfermeiros tocados pelos sofrimentos de seus pacientes, recorrem à fé buscando forças internas para continuarem seus trabalhos.

A cerimônia ocorreu de forma simples e discreta, como assim deveria ser.  Uma placa foi descerrada todas as mãos ali presentes, para abençoar e garantir o bom funcionamento da instituição.

O Hospital de Clínicas José de Alencar – maior unidade municipal da região do ABC foi inaugurado em 2013 e atualmente tem 257 leitos.  Em abril de 2018 tornou-se um centro de referência para cirurgias cardíacas infantis no Estado de São Paulo através de uma parceria entre Governo e o Município de São Bernardo do Campo.

Assim que a cerimônia terminou o Dr. Roberto levou os religiosos para conhecer a ala cirúrgica infantil.  Bem decorada, é um espaço lúdico para que os pequenos pacientes possam se distrair e melhorar mais rapidamente.  Tem uma brinquedoteca e espaço para as mães descansarem enquanto acompanham e aguardam a melhora de seus bens mais preciosos.

Neste espaço todos se uniram numa prece para fortalecimento da instituição, dos seus colaboradores e de todos aqueles que ali chegarem em busca de auxílio.

Em nossa opinião, a diretoria do Hospital e a municipalidade merecem ser parabenizadas pela iniciativa.  Enquanto pelo país assistimos diariamente casos de desrespeito ao ser humano, violência desmedida, falta de amor entre as pessoas, construir esse espaço já seria uma boa iniciativa.  A solenidade de inauguração, a atitude de convidar diferentes líderes religiosos para estarem juntos nesse evento, são a melhor forma de mostrar a todos que o Hospital de Clínicas José de Alencar está atenta para as discussões sociais contra intolerâncias.  Além de não se preocupar apenas com a cura física de seu paciente (o que é, sem dúvida, sua principal função), também preocupa-se com a alma, com a cura interior e com o fortalecimento espiritual, pois desta forma, certamente, terá menos suscetibilidade às doenças simples e corriqueiras do dia-a-dia.

Uma curiosidade muito agradável:  Assim que acabamos de atravessar o saguão, uma moça se aproximou e tomou a bênção da Babá Dirce que a perguntou se ela estava ali para o evento.   – “Não Babá, fiz uma cirurgia aqui e vim para o retorno.  Só quis cumprimentá-la e vou voltar porque vão chamar minha senha.”  Saiu sorrindo e deixando a Babá também sorridente e surpresa, em saber que uma Filha de Fé estava sendo atendida.

A Federação Umbandista do Grande “ABC” agradece ao convite do GSS – Gabinete da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo e aos diretores do Hospital de Clínicas José de Alencar por ter estado presente num dia tão importante para a população.

O Dr. Roberto Ramos colocou o hospital a disposição para qualquer pessoa que quiser conhecer as instalações e o trabalho que tem sido realizado com muita habilidade e comprometimento para todos seus trabalhadores. Basta ligara para (11) 4353 1500 e agendar visita.

Notícia publicada em Jornal da Aldeia – Edição 73 – Pag 4 e 5  Título original: Federação Umbandista do Grande “ABC” marca presença na inauguração do espaço ecumênico do Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo / SP

Siga-nos nas redes sociais