Qualidades de Oxóssi e suas vibrações


Dia 20 de janeiro comemora-se o dia de São Sebastião, Oxóssi no sincretismo ou o nosso Rei das Matas. Além de ser um mês de culto a esse poderoso Orixá é um mês que carrega seus ensinamentos. Quais as potencialidades que o Orixá Oxóssi nos traz?

Oxóssi é ode, que na língua Ioruba significa caçador. Para ser um bom caçador precisamos adquirir certas qualidades que são típicas de Oxóssi. Seus filhos de cabeça por natureza já trazem, mas todos podemos buscar desenvolvê-las para nosso auto aperfeiçoamento.

PACIÊNCIA

Para realizar uma boa caça é necessário um apurado senso de observação. Imagine que você tem apenas uma flecha nas mãos e precisa acertar o alvo. A pressa certamente não fará você aguardar o melhor momento de atirar. Por isso, Oxóssi nos ensina a paciência. Aguardar o momento certo das coisas, ter precisão na ação. É com a virtude da paciência que o caçador aguarda o tempo que for necessário, mirando sua presa, para atirar a sua flecha.

ASSERTIVIDADE

Depois de aguardar o tempo das coisas, Oxóssi nos ensina a sermos assertivos na escolha. Sim, porque para aprender a arte da caça é preciso fazer escolhas. Imagine-se de frente para um lago e a sua frente um cardume de peixes. Como mirar em todos ao mesmo tempo? A assertividade é a junção da observação com a paciência. E desta forma, Oxóssi nos ensina sua próxima virtude.

FOCO

Além do tempo das coisas e da escolha correta, precisamos mirar o alvo. E para isso, o foco aguçado nos ajudará na missão. Oxóssi carrega muita sabedoria, pois sua vibração é a do elemento terra. A terra é segura, firme, precisa. E é essa energia que precisamos para ter foco no que buscamos.

CONHECIMENTO

Não é possível adentrar a mata, a floresta fechada, sem o conhecimento de suas regras e os hábitos dos animais da floresta. O caçador Oxóssi caminha sem ser notado e pela observação, obtém o conhecimento das possíveis ameaças que passam pelo seu caminho, como a pegada de uma onça que possa ataca-lo, ou a trilha de uma cobra venenosa que possa mordê-lo. Por isso, aproveitemos os ensinamentos de Oxóssi para buscarmos cada vez mais conhecimento em nossas vidas.

CORAGEM

Uma das principais virtudes desse Orixá é a coragem. Oxóssi é destemido, capaz de adentrar uma mata fechada e permanecer o tempo que for necessário para trazer sua caça para alimentar a aldeia. Desta forma, Oxóssi enfrenta grandes desafios como o frio, a chuva e o sol forte. A solidão, o silêncio e as ameaças da floresta não o amedrontam. Oxóssi caminha solitário mas nunca sente-se inseguro.

AGILIDADE

Ser ágil significa agir rápido no momento que precisa executar algo com precisão. Agilidade não é ser estabanado e fazer as coisas com pressa. A agilidade é fruto de uma observação precisa, de um foco determinado e de uma ação com vigor. Oxóssi nos ensina isso. Em seu corpo belo e torneado carrega a jovialidade que espanta qualquer preguiça e a disposição para executar as ação com a rapidez necessária para não perder o momento certo da caça.

Desta forma, ter disposição para enfrentar os momentos difíceis da vida com pré-disposição para a ação no momento correto é o convite que Oxóssi nos deixa neste mês. Sejamos pacientes, assertivos, tenhamos foco, busquemos o conhecimento, com coragem e agilidade que a nossa vida só tem a melhorar cada vez mais!

Oke Arô Oxóssi! Salve Oxóssi, o Rei das Matas!

Babalaô Ronaldo Linares

Siga-nos nas redes sociais