Ogum vence nosso pior inimigo

Ogum é conhecido como o Orixá das batalhas, guerreiro e guardião, abre caminhos e vence demandas. Ele é, dentre os guerreiros, o mais poderoso e capaz de vencer toda e qualquer guerra. Numa vida cotidiana com disputas acirradas, onde a competitividade é estimulada nos negócios, nas escolas e até nos relacionamentos, é realmente difícil sobreviver, sem a força e proteção de Ogum. Então, vamos conhecer melhor Ogum e entender como podemos nos conectar com o poder desse belo e forte Orixá.

Na mitologia Iorubá, Ogum é um homem trabalhador e honesto que era perseguido pelos seus rivais em todos os lugares por onde passava. Um dia mandaram que ele fizesse um ebó para conseguir seus desejos e vencer as dificuldades, então, Ogum fez e se tornou a mais temível potência da cidade de Irê. Ele recebeu de Orunmilá o segredo e conhecimento da forja, assim ele criou todos as ferramentas de ferro e todo caçador passou a ter uma lança de ferro dada por Ogum. Ele foi casado com Oiá (Iansã) e a perdeu para seu irmão Xangô mas ganhou o amor de Oxum a mais bela das iabás.

No dia 23 de abril de 303, o Conde da Capadócia e Tribuno Militar Jorge morreu degolado por professar a fé cristã e não negar a Jesus. São Jorge, como ficou conhecido pela Igreja Católica, é Ogum no Sincretismo Religioso.

Jorge e Ogum nos ensinam muitas coisas. Dentre elas, a coragem de enfrentar qualquer batalha e a firme convicção de defender aquilo que acreditamos, sem medo de desagradar, até as últimas instâncias. Jorge levou sua crença até a morte e não recuou naquilo que se propôs. Por isso, lutar por alguma coisa, desejo ou ideal, na frequência de Ogum significa vitória. E se a vitória é certa com Ogum, quem pode nos deter?

NOSSO PIOR INIMIGO

A nível psicológico, Ogum representa a luta contra o que há de mais desafiador dentro de nós: nossos medos. Como domina a forja, Ogum nos fornece todas as ferramentas para vencer… só depende de nós. Por isso, a fé em Ogum nos fortalece e nos faz vencer nossos próprios limites.

Os pontos cantados na Umbanda é uma forma de oração e nos conecta com a vibração de cada Guia e Orixá. Por isso, sempre que desejar de conectar com a força de Ogum cante seus pontos e sinta sua mente fortalecida para vencer qualquer desafio.

Eu tenho Sete Espadas pra me defender

Eu tenho Ogum na minha companhia

(bis)

Seu Ogum é meu Pai