15ª Procissão de Xangô reúne 4 mil pessoas em São Paulo


São Paulo parou neste último domingo dia 16 de junho para louvar Xangô. A Procissão de Xangô promovida pela Aldeia de Caboclos acontece há 15 anos em São Paulo e a cada ano traz novidades e amplia o número de fiéis que foram ao Clube Escola Mooca demonstrar publicamente a sua fé e amor a esse Orixá tão poderoso, Senhor da Justiça Celestial.

Exú, como sempre homenageado antes de todos na tradição Iorubá, abriu o evento, com sua força e energia contagiantes, numa belíssima apresentação de dança.

O evento apresentou diversas manifestações culturais. Um corpo de baile vestidos de vermelho e branco apresentaram coreografias para louvar Xangô. As esposas de Xangô também foram caracterizadas no palco com a presença de Oxum, Obá e Iansã dançando a frente do grupo.

Xangô no centro do palco irradiou sua luz e força através da apresentação de Mãe Fernanda Barros caracterizada de Xangô que saiu de dentro das rochas que compunham o fundo do palco. O Pai Engels de Xangô, organizador do evento e presidente da Aldeia de Caboclos conduziu o evento brilhantemente, cantando a louvação a Xangô a maior parte do tempo, com os membros da Aldeia de Caboclos, ao som dos atabaques e cantores auxiliares.

Pela primeira vez a Prefeitura de São Paulo apoio o evento e contou com a presença de autoridades da política. O Vereador Quito Formiga, o Secretário de Esportes e Lazer em exercício Thiago Lobo e o Prefeito da Cidade de São Paulo Bruno Covas estiveram no evento, dentre outras autoridades.

Em sua rápida fala, o Prefeito Bruno destacou a importância do respeito à diversidade religiosa e enfatizou que São Paulo não irá tolerar nenhum tipo de intolerância: “Hoje estou aqui cumprindo o meu papel de representar o estado de São Paulo, na próxima semana estarei na Marcha para Jesus e depois na Parada Gay de São Paulo. Nosso estado precisa ficar conhecido como o estado brasileiro de maior tolerância e respeito a diversidade do país, aonde nenhum tipo de exclusão ou intolerância será aceito, assegurando assim nossa diversidade cultural e religiosa” afirmou o prefeito que foi fortemente ovacionado por todos os presentes.

Já o vereador Quito Formiga destacou a seu apoio constante as causas umbandistas e o seu desejo em ter o apoio da Prefeitura para a realização da Marcha dos Orixás no próximo ano e em todos os demais eventos que ainda serão criados para assegurar a divulgação e respeito à diversidade religiosa em nosso estado, sobretudo no que diz respeito às religiosas de matrizes africanas, notadamente a Umbanda.

Diversos sacerdotes da Umbanda estiveram presentes, dentre eles a Diretora Espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda Babá Dirce P. Fogo – representando a Federação Umbandista do Grande ABC.

Cantores consagrados como Samya Nalany do The Voice Brasil, Juliana de Passos da Macumbaria, a cantora de choro e samba Tatiana Bueno, Mãe Ivone de Oxum da Aldeia de Caboclos, o Ogan Tião Casemiro e Pai Sandro Luiz do Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Sultão das Matas abrilhantaram o evento. Ainda diversas escolas se apresentaram e enriqueceram o evento tais como: Tambor de Orixá, o Instituto Cultural Nação Tambor, Tambor Sol e Lua e Umbandarte. Os fiéis acompanharam Xangô na Procissão em torno da quadra e encerram o evento cantando louvores e com a tradicional batida de cabeça à Xangô no palco.

A Federação Umbandista do Grande ABC parabeniza a Aldeia de Caboclos e o Pai Engels de Xangô por todo empenho para a realização de um evento tão enriquecedor e marcante para a nossa cultura Umbandista.

Saravá nossa Umbanda!

Santuário Nacional da Umbanda

 

Siga-nos nas redes sociais
error