Surpresa, emoção e muita fé na celebração da Irmandade Umbandista Caboclo Sete Montanhas


Quem pode questionar os desígnios da espiritualidade?  E o melhor ainda é não saber  o que ela prepara para alguns momentos de nossas vidas, trazidos a nós, em singelas “caixinhas de surpresas”.

Uma dessas “surpresas” aconteceu no último dia 10 de novembro de 2019, na cidade de Monguagá/SP.  Uma linda e esperada festividade preparada com muito carinho e todo cuidado pelo Babalaô Jacó Koukdjian Neto, que recebeu seus convidados com um sorriso nos lábios e um abraço acolhedor, para a comemoração dos 25 anos de fundação da Irmandade Umbandista do Caboclo Sete Montanhas (1994/2019), além da Coroação do 25º Barco da Casa.

Pai Jacó é filho de fé do  Babalaô Ronaldo Linares e da Babá Dirce Paludetti Fogo e um grande parceiro da Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC) nas festividades em Homenagem à Iemanjá, nas areias de Mongaguá.  Em algumas ocasiões, sua intervenção junto à Prefeitura foi decisiva para que a Festa pudesse ser realizada sem nenhuma intercorrência.

Além de todo o corpo mediúnico da Casa que tem em média 140 filhos, o cerimonial contou com a visita de vários dirigentes, entre eles,  Pai Renato Tchalian (também filho de fé de Pai Ronaldo e Babá Dirce), do Templo de Umbanda Oxóssi, Yemanjá e Caboclo 7 Encruzilhadas, Babá Dirce Paludetti Fogo, e vários médiuns da Casa de Pai Benedito de Aruanda – CPB, o Templo-sede da FUGABC.

Nesse dia maravilhoso, quando a religião é cenário de demonstração de amor e fé, foram coroadas as filhas da Casa: Amanda, Cláudia, Luciane, Neide e Myllena de acordo com os rituais instituídos pela Federação Primado do Brasil – parceira da FUGABC. Para maior alegria de todos, Pai Benedito de Aruanda – Guia Espiritual do Babalaô Ronaldo – foi o padrinho.

Pai Ronaldo Linares assentou a pedra fundamental do prédio da CPB no final dos anos de 1970.  Esteve a frente dos trabalhos por longos anos até que, por motivo de saúde, precisou se afastar e entregou a administração à Babá Dirce, que também há muitos anos está a frente dos trabalhos como Diretora Espiritual.  No entanto, Pai Benedito de Aruanda e o Caboclo Tupinambá – os dois Guias-Chefes da CPB, nunca haviam se encontrado em terra, quando incorporados.

E foi nessa data, nesse dia tão importante para a Irmandade do Caboclo Sete Montanhas, que os presentes tiveram o privilégio de serem testemunhas desse encontro maravilhoso.  O próprio Caboclo Tupinambá mencionou esse fato aos presentes, deixando a todos maravilhados.

Em sua fala Babá Dirce destacou que a presença feminina era a maioria entre os presentes e ressaltou a força interior da mulher brasileira que, apesar de não abdicar de seus papéis de filha, esposa, mãe e profissional, ainda encontra tempo para dedicar-se ao sacerdócio, recebendo e abraçando seus filhos de fé como se fossem de seu próprio sangue.  Essa mesma mulher,  além de doar-se desmedidamente aos que a procuram em busca de ajuda espiritual, conforto emocional, muitas vezes ainda é procurada para aconselhamentos.  Exaltou a força guerreira que existe dentro de cada uma para conciliar todos esses desafios.

Pai Ronaldo, com as emoções à flor da pele e com a experiência de quem já passou dos 80 (“e não foi na velocidade” como costuma dizer), deixou uma mensagem de amor, amparo, esperança e fé no futuro da Umbanda.  Foram belíssimas palavras que emocionaram a todos.

Pai Jacó fez o encerramento das atividades e todo espaço foi tomado pela energia contagiante da felicidade que habitava os corações presentes.  Sorrisos sinceros, abraços carinhosos, palavras emocionadas, olhos marejados, muitos cliques, muitas poses e muitas selfies provaram que a Umbanda tem fundamento.  Seus princípios são dignos e seus alicerces serão cada vez mais enraizados através dos umbandistas.

Depois de relatar tanto amor e fé, só posso encerrar essa mensagem comentando que, passados dois dias do evento, ao conversar com Pai Jacó, suas palavras foram:

– “Pai Ronaldo estava muito feliz e nós ainda extasiados!”

Para quem quiser conhecer a Irmandade Umbandista Caboclo Sete Montanhas

Endereço: Avenida Jussara, 647 – Balneário Jussara – Mongaguá/SP

Trabalhos: Todas as quartas-feiras às 20:00hs

Dirigente: Jacó Koukdjian Neto

Fiquem todos na paz de Oxalá

Maria Aparecida Linares

Relações Institucionais e Comunicação SANU/FUGABC

* Fotos divulgação cedidas pela Irmandade Umbandista Caboclo Sete Montanhas; Renato Tchalian e Carolina Tsé.

Siga-nos nas redes sociais
error