Intercambistas da USP visitam Santuário


Numa parceria que dura mais de dez anos, o antropólogo, professor pós-doutorado e pesquisador em Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) Dr. Vagner Gonçalves levou um grupo de estudantes para visitar o Santuário Nacional da Umbanda, no último dia 02 de novembro de 2019. Neste ano, vieram estudantes da França e China, além de outros países e, que fazem programa de intercâmbio estudantil na USP.

Os estudantes percorreram os espaços sagrados: Vale dos Orixás®, cachoeiras, matas e lagos e assistiram a palestra do Babalaô Ronaldo Linares sobre o nascimento da Umbanda, o que é macumba e como as pessoas mal compreendem as religiões de matrizes africanas. Tiveram, ainda, a oportunidade de assistirem giras de umbanda acontecendo nas tendas, ampliando assim a visão do fenômeno religioso, através da pesquisa de campo.

Ao final de um dia intenso de pesquisa e aprendizados, os estudantes confraternizaram com um lanche e bate papo, onde puderem sanar dúvidas, diretamente com o Pai Ronaldo Linares.

Os intercâmbios das universidade com o Santuário Nacional da Umbanda é uma prática constante e tem se ampliado a cada dia. Com o passar dos anos, mais professores entendem a necessidade de visitarem espaços sagrados diversificados para a ampliação do olhar. E vêem trabalhando a transversalidade do pensamento nas diversas formações acadêmicas, sejam elas em curso de Comunicação, Antropologia, Ciências Sociais, arquitetura, fotografia ou Educação Ambiental, dentre tantos outros cursos que já nos visitaram, dos mais diversos países.

O Professor Dr. Vagner Gonçalves é escritor com vários livros publicados sobre temáticas acerca das religiões de matrizes africanas e é um dos responsáveis pelo projeto que culminou com o tombamento do Santuário Nacional da Umbanda, como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo, em fevereiro 2019. O Santuário agradece ao Professor pela parceria de tantos anos e aos estudantes pela visita, voltem sempre!

Acesse a Galeria de Fotos e veja mais imagens. Ronaldo Linares é o presidente da Federação Umbandista do Grande ABC e João Rodolfo Linares o vice-presidente. Saiba mais, clicando aqui.

 

Siga-nos nas redes sociais
error