A difícil arte da fé em tempos de COVID-19

Para ter fé é preciso excluir o “e se?” do vocabulário diário, jamais caminhar sem olhar para trás e para os lados porque, mais do que de ter fé signifique a certeza do objetivo atingido, é também um exercício diário de firmeza e coragem para não se desviar do caminho.

Caminhar com fé não é se jogar num buraco escuro sem saber onde vai dar sem se preocupar com o futuro.  Ao contrário, ter fé é enxergar com olhos espirituais para sempre saber por onde ir, qual caminho escolher e como caminhar.

Ter fé é saber que quando, num momento difícil ou amedrontador, junta-se as mãos em oração, deve-se fechar os olhos e os ouvidos e entregar a alma e o coração a Deus para que Ele possa orientar através de pressentimentos, percepções e sinais.  Quando a entrega é pura e a atenção nas pequenas situações é real, a resposta é clara e objetiva.  A fé traz conforto, paz e respostas.  Quem não fica atento aos detalhes, aos sonhos e as intuições não percebe o poder da fé.

Ao fazer uma promessa a Deus há que se ter em mente o sacrifício pela recompensa.  Não precisa ser um sacrifício doloroso e aflitivo (isso não traz nenhum benefício), mas que seja um esforço real individual, como compromisso com Deus, em sentimento de entrega pelo pedido feito. Essa promessa não deve ser quebrada.  É fato que manter-se firme na fé não é fácil quando tudo parece contrário ao resultado esperado, mas, manter firme uma palavra é uma boa forma de se conseguir êxito.

Sabemos que os bens materiais tem a sua importância para o conforto e a segurança.  Objetos de desejo dão prazer ao serem adquiridos e essas são boas sensações, mas não deve-se deixar que sejam as únicas boas sensações da vida.  A oração e a proximidade com o espiritual trazem paz interior, tranquilidade mental e a sensação de satisfação.  Não despreze as conquistas materiais, nem tampouco as desmereça porque são os brindes pelo qual trabalha-se diariamente, mas, a espiritualidade e a proximidade com o divino será a alegria e o alimento que a alma terá como recordação de uma vida plena.

Ter fé é conviver com Deus e usufruir de sensações que só o amor, através da convivência humana, poderá proporcionar.  Palavras rudes, olhares frios, indelicadezas e impaciência estão nos caminhos dos que se afastam de Deus.  Mas ainda assim, sempre será tempo de regressar e retomar o rumo certo.

Em tempos de crise como vivemos agora, distantes de pessoas que amamos, privados do convívio social tão necessário e valoroso, impedidos de coisas simples, mas que proporcionam um bem-estar indispensável como caminhar despreocupadamente,  tomar sol, fazer exercícios, passear com os pets, etc. Muitos se desesperam e procuram apoio em caixas de remédios, nas garrafas de bebidas, nos maços de cigarro… E há ainda os que perdem o controle e descontam nos mais próximos.  Outros aproximam-se ainda mais da espiritualidade.  Entregam seus corações e suas mentes às orações e conseguem manter o equilíbrio necessário para suportar, pois sabem que não a mal que nunca acabe.  Períodos iguais a esse já foram vividos em outras épocas e estamos aqui hoje para aprender a superar tudo isso.

Há ainda os desgarrados que, por vários motivos acabaram se esquecendo dos benefícios da oração.  Falta de tempo, vida próspera, dinheiro em abundância, desalento ou revolta são, muitas vezes,  a razão para esse distanciamento.  Porém, quando a dor, a preocupação demasiada, as perdas ou o desespero assola a alma de alguém que tenha algum credo, a fé é o que a resgata das trevas e lhe dá o conforto necessário para continuar sua caminhada.

Portanto, acredito que ter fé é escolher um caminho dentro de si e seguir por ele até alcançar a luz que todos buscam no dia que terminar seu ciclo.  A cada um cabe a busca desse caminho, pois não existe uma única forma de orar, de caminhar ou de crer.  Escolha um caminho e semeie com as flores que mais gostar.  Regue-as constantemente.  Cuide para que floresçam e se multipliquem.  Colha-as e as distribua durante sua caminhada.  Você se espantará com o resultado!

Maria Aparecida Linares