
Amanhã será um dia muito especial, é o dia que comemoramos o aniversário da Babá Dirce. Porém não é apenas mais uma comemoração como todas as outras: arrumar a mesa, colocar um bolo, cantar “parabéns a você” e apagar as velinhas… A Babá Dirce comemora hoje 80 anos de idade. Puxa vida!
Há muitas formas de encarar um acontecimento como este. Alguns nem admitem falar a idade por medo do julgamento dos outros, com a equivocada ideia de que serão tachados de velhos e obsoletos; outros necessitam fazer plásticas e mais plásticas, com a equivocada ideia de que a velhice deixa as pessoas feias e desinteressantes; outras entregam-se completamente ao efêmero, com a ideia equivocada de que seus dias estão contados, que sua vida já foi vivida e que no dia seguinte podem não mais estar entre nós; outros ainda necessitam desesperadamente agir como jovens novamente, com a ideia equivocada que a velhice tirará delas toda a beleza física que já tiveram, toda mérito de suas realizações e toda a importância que têm para os que as amam…
Mas, felizmente, a Babá Dirce faz parte de um seleto grupo que não encontram tempo para se deprimir porque estão muito ocupadas vivendo a própria vida.
São pessoas dispostas a se amar e, por consequência, amar aos outros e a tudo o que tem a seu redor. Fazer plásticas, usar roupas coloridas, andar arrumada, frequentar salões de beleza é simplesmente uma característica de sua personalidade. Não fazem isso pelos outros, mas por elas mesmas, pois sabem que, ninguém gosta de uma pessoa que não gosta de si própria.
Aceitam a “velhice” como uma dádiva, são agradecidas e sabem tirar proveito disso, pois são extremamente presentes e necessárias em seus núcleos familiares. São sempre bem vindas às reuniões e sempre divertem a todos porque, além de terem assuntos e histórias interessantes, estão mais à vontade para dizerem o que pensam e, muitas vezes isso é muito engraçado, pois a experiência os fazem enxergar detalhes que os mais jovens não perceberam. Por serem antenadas com as mídias sociais, não ficam repetindo a mesma história inúmeras vezes, mas sempre tem um comentário inusitado sobre algo que se está comentando no momento.
Além de fazer parte desse grupo seleto, a Babá Dirce é uma sacerdotisa, uma mãe que abraça e acolhe muitos filhos que a procuram com problemas. Está a frente da Casa de Pai Benedito que hoje é uma referência e recebe pessoas que vêm até de outros países quando estão no Brasil. Eu mesma já acompanhei vários que queriam conhecer o Templo e passar por um atendimento. Não bastando todo esse empenho, também trabalha no Santuário Nacional da Umbanda. Ufa. Temos que concordar que é um exemplo a ser seguido.
Parabéns Babá Dirce Paludetti Fogo, que seus dias sejam ainda mais iluminados, que Oxalá continue lhe abençoando e que venham muitos mais aniversários para que possamos comemorar todos juntos.
Maria Aparecida Linares e todos da Federação Umbandista do Grande ABC e do Santuário Nacional da Umbanda