Babalaô Ronaldo Linares recebe Título de Cidadão Andreense


Vereador Alemão Duarte entregando o Título de Cidadão Andreense ao Babalaô Ronaldo Linares

No último dia 08 dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, o Babalaô Ronaldo Linares recebeu do município de Santo André o Título de Cidadão Andreense, através do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santo André e proposto pelo Vereador Alemão Duarte.

O evento foi restrito para um número bem reduzido de convidados, devido a pandemia do novo coronavírus. O Babalaô Ronaldo Linares esteve presente para receber a homenagem, seguindo todos os protocolos de segurança e a sessão foi emocionante, apesar de rápida e sucinta.

Alemão Duarte abriu a sessão homenageando o Babalaô Ronaldo Linares salientando a história de Ronaldo e suas contribuições para a cidade de Santo André. Há mais de 40 anos, Ronaldo idealizou e instituiu o Santuário Nacional da Umbanda, que veio a se tornar em 2019 Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, sendo um legado inegável de sua presença na cidade de Santo André, cidade que escolheu para morar há mais de 50 anos, apesar de ter nascido em São Paulo capital.

A professora Doutora Luciana Farias e Babá Dirce Paludette Fogo

A professora Doutora Luciana Farias da UNIFESP fez uma homenagem emocionada ao Babalaô, destacando a parceria entre o Santuário e a Universidade, que há mais de 5 anos recebe a visita do Pai Ronaldo para fazer palestras para os estudantes e que posteriormente recebe os alunos no Santuário para conhecimento in loco do que é apresentado nas palestras. Ao final de sua fala, a professora recebeu flores das mãos de Babá Dirce Palludete Fogo, Diretora Espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda e parceira do Pai Ronaldo no Santuário.

Da esquerda para direita: Taís Vallini, Marco Antônio, Pai Ronaldo, Babá Dirce e Ronaldo Junior

Estiveram presentes no evento os filhos do Babalaô: Ronaldo Junior e Marco Antônio Linares – Secretário da Federação Umbandista do Grande ABC (FUGABC) , além da nora Tais Vallini – Financeiro FUGABC . O vice-presidente da Federação e filho mais velho do Babalaô, João Rodolfo Linares e sua esposa – a Relações Institucionais e Comunicação do Santuário Maria Aparecida Linares, não puderam estar no evento pois estavam com suspeita de COVID, que felizmente, não foi confirmada. A esposa do Pai Ronaldo, Norma Linares também não pode comparecer por ser do grupo de risco. Estiveram ainda presentes filiados da Federação Umbandista do Grande ABC – entidade mantenedora do Santuário e filhos de fé do Babalaô, a exemplo da Babá Carol Bandeira que representou Maria Aparecida na produção do evento e fotografou a cerimônia.

Da esquerda para direita: Marco Antônio, Pai Ronaldo, Babá Dirce e Babá Carol

Pai Ronaldo Linares fez um discurso emocionante destacando a história da Umbanda desde quando começou sua trajetória como Babalaô até os dias atuais e enfatizando o respeito que a Umbanda adquiriu nestes mais de 60 anos de luta dele pelo reconhecimento da religião. Apresentou um filme histórico do Santuário Nacional da Umbanda mostrando toda a trajetória de sua instalação e reflorestamento até se tornar o Patrimônio que é hoje.

Pai Ronaldo Linares proferindo discurso

Ao final do seu discurso, prestou uma homenagem a Babá Dirce Fogo, pela parceria de todos estes anos e reconhecimento de sua importante contribuição ao lado dele para a construção deste legado. De forma espontânea, a Babá Dirce em “canto de boca” com o Pai Ronaldo decidem redirecionar a homenagem ao Vereador Alemão Duarte, por todo o seu empenho e dedicação na defesa da Umbanda e da reconhecimento deste Título de Cidadão Andreense ao Babalaô Ronaldo Linares.

Alemão Duarte recebendo as flores de Pai Ronaldo e Babá Dirce

A Federação Umbandista do Grande ABC e o Santuário Nacional da Umbanda agradecem o reconhecimento da cidade de Santo André ao Babalaô Ronaldo Linares, ao Vereador Alemão Duarte pela iniciativa e a toda a equipe de assessores que carinhosamente nos acolheu no evento.

 

Siga-nos nas redes sociais