As matas são fonte de vida e mistério. Nelas são guardados os frutos que nos alimentam, as ervas que nos curam e a fotossíntese que limpa e purifica o ar que respiramos. Por isso, as matas são vivas. A expressão da própria Divindade Oxosse – guardião de sua sabedoria e segredos.
O Santuário é uma clareira no meio na mata atlântica nativa e a preservação é fruto de anos de trabalho de nossos irmãos umbandistas. Conforme contamos na página História, a região do Santuário era a antiga Pedreira Montanhão, aonde foram plantadas centenas de mudas, até a total recuperação da área.
Cuidar da mata, aprender sua sabedoria e conectar-se com seu poder é missão de todo aquele procura acessar a sabedoria ancestral, a qual, as religiões de matrizes africanas propõe. Por isso, convidamos você, visitante do Santuário, a desfrutar de toda sua exuberância e cuidar das matas com o mesmo amor que cuidamos de nossos Orixás, afinal elas são a própria expressão de Oxosse.
Não arranque, não destrua e muito cuidado para não queimar as nossas matas. Para evitar isto, foram criados os veleiros, local específico para se acender as velas, evitando incêndios. Não jogue pontas de cigarro nas matas nem substâncias poluentes. Respire o ar puro do Santuário e desfrute de sua riqueza espiritual firmando conosco o nosso compromisso ambiental.