Oxum é a Senhora das Águas Doces, a grande mãe do amor e da fertilidade. Sua energia é de uma jovem princesa, cercada de ouro e abundância. A doçura e amorosidade é sua marca, por isso é comum que seus filhos sejam chorões e muito vaidosos. Seus domínios são as cachoeiras e os rios. Oxum representa a beleza, a juventude, a vaidade e a plenitude do amor. Por isso, costuma ser solicitada para resolver problemas amorosos e financeiros. Oxum compôe a primeira parte da Terceira Linha de Umbanda que termina em Iemanjá.
Na mitologia Iorubá, Oxum é filha de Iemanjá com Orunmilá (o advinho) e é uma das esposas de Xangô, além de Iansã e Obá. Foi criada com muito mimo e cheia de vontades pelo seu pai. É uma Orixá belíssima e muito sedutora. Seduziu Xangô, a quem entregou tudo que tinha para obter o seu amor. Os Itãs (histórias) contam que ela queria muito aprender os segredos de Ifá e seu pai Orumnilá lhe negou. Até que ela conseguiu seduzir Exu, com quem se deitou e aprendeu todos os mistérios do oráculo. Por isso, Oxum detém o conhecimento de Ifá. Seu nome deriva do Rio Osun, na Nigéria.
No sincretismo religioso, Oxum representa diversas “Nossa Senhoras”, a exemplo de Nossa Senhora Aparecida, para os baianos e Nossa Senhora da Conceição para os paulistanos e cariocas. Ambas representam a figura da Virgem Maria, santa e pura, como o coração de Oxum. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e seu dia, 12 de outubro, é feriado nacional. Nossa Senhora da Imaculada Conceição é celebrada dia 08 de dezembro, também sincretizada com Iemanjá.
Oferendas e Saudação
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas. No Santuário Nacional de Umbanda, devem ser entregues próximo ao monumento de Oxum já que as cachoeiras são apenas para banhar-se e devem ser preservadas. Sua cor e vela na umbanda são azuis, apesar de alguns templos usarem o amarelo (mais comum no Candomblé). Seu símbolo é a abebé (leque em forma circular que pode vir com espelho). Seu dia da semana é sábado e sua saudação “Aiê ieu” Mamãe Oxum.