É compromisso da nossa Umbanda reverenciar e preservar a natureza. Por isso, firmamos um sério e responsável compromisso ambiental, através de diversas ações. Conheça cada uma delas:
OFERENDAS BIODEGRADÁVEIS
Ensinamos e incentivamos os filiados da FUGABC e nossos filhos de fé da Casa de Pai Benedito a utilizarem, em suas oferendas, materiais naturais feitos de barro (como os alguidares); oferecendo – os perfumes, mel e outros itens que venham em frascos – sem as embalagens; bem como, oferecer flores sem invólucros plásticos. Contudo, sabemos que nem sempre todos os frequentadores do Santuário têm esta consciência. Por isso, criamos a CARTILHA DO VISITANTE, com noções básicas ambientais e sugestões de uso de materiais biodegradáveis em suas oferendas.
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Todo o lixo depositado no Santuário passa por um sistema de separação de materiais e é encaminhado a coleta seletiva, aproveitando tudo que pode ser reciclado. O plástico, os papelões e os vidros são separados e os alimentos depositados nas oferendas são consumidos pela própria fauna do local. Criamos a CARTILHA DO VISITANTE, justamente para propor maior consciência dos frequentadores, evitando deixar no local qualquer substância que possa comprometer o meio ambiente.
REFLORESTAMENTO
O Santuário da Umbanda foi todo reflorestado. A área antes devastada por mais de 40 anos de extração de brita pela antiga Pedreira Montanhão (que ocupava o local) foi totalmente recuperada, não apenas na área que compõe o Santuário, mas também em todo seu entorno. Para tanto construiu um minhocário e um canteiro de mudas onde foram cultivadas as plantas nativas até atingir o ponto correto do replantio, promovendo a beleza que hoje se reflete na exuberância da flora no local.
Para mais conscientização, sobre as responsabilidades que os frequentadores devem ter ao visitar o Santuário Nacional da Umbanda, criamos a CARTILHA DO VISITANTE, com informações importantes sobre o meio ambiente e sobre o Santuário. Você pode retirar a sua gratuitamente, na administração – balcão de reservas do Santuário. Para baixar o PDF e imprimir sua cartilha, clique aqui.