O Babalaô Ronaldo Antônio Linares é um marco histórico na Umbanda Brasileira. De personalidade marcante e cativante como bom filho de Iansã, carrega de frente a Coroa de Xangô comprovando sua coerência, integridade e justiça herdados por seu Orixá de Cabeça. Pai Ronaldo, como é carinhosamente chamado por seus filhos espirituais, é um homem de fibra, trabalhador incansável, empreendedor, pai de quatro filhos, avô de quatro netos (já tem um bisneto) e Pai Espiritual de mais de 5 mil filhos de fé.
Formado em Radiologia (profissão que o sustentou a vida toda até a aposentadoria) tem atuante papel na comunicação e difusão da Umbanda em todo Brasil. O título de Babalaô herdou do Candomblé pois é filho de santo do famoso Joãozinho da Gomeia do Rio de Janeiro.
Trabalhou também como jornalista e radialista, tendo especial destaque aos discursos sobre as religiões de matrizes africanas. Dirigiu por quase duas décadas diversos programas de rádio, dentre eles “Ao cair dos búzios”, “Umbanda em Marcha”, “Momento de Prece” e “Músicas para Ouvir e Amar, estes três últimos na Rádio Cacique de São Caetano do Sul. E ainda, por quase quatro anos participou do Programa Xênia Bier – TV Bandeirantes.
Como pesquisador, publicou dezenas de artigos em jornais e revistas, concedeu inúmeras entrevistas para TVs e rádios sobre o tema Umbanda e Candomblé e publicou três livros: Jogo de Búzios (Madras, 2008); Memórias da Umbanda do Brasil (Ícone, 2011) e Iniciação à Umbanda (Madras, 2017) estes dois últimos em parcerias com outros escritores.
Teve sua fé radicalmente fortalecida após o encontro com o fundador da Umbanda Zélio Fernandino de Moraes no Rio e com seu Guia Chefe, o Preto-Velho Pai Benedito, convertendo-se a Umbanda e fundando, posteriormente, A Casa de Pai Benedito de Aruanda em São Caetano do Sul, nos anos de 1960. Logo depois, em busca de uma pedreira para suas oferendas a Xangô, encontrou a antiga Pedreira Montanhão, onde fundou o Santuário Nacional da Umbanda.
Ronaldo Linares é presidente da Federação Umbandista do Grande ABC, idealizador e criador do primeiro curso de Formação Sacerdotal de Umbanda do país, guardião do Santuário Nacional da Umbanda e inspiração para a vida de todos que tem a oportunidade de conviver com sua sabedoria e ensinamentos.