O Santuário Ecológico da Serra do Mar – Santuário Nacional da Umbanda faz parte da Reserva Ecológica da Serra do Mar e foi utilizado durante longos anos pela extinta Pedreira Montanhão que, ao encerrar seus trabalhos na década de 1960, deixou toda a área devastada. O Babalaô Ronaldo Linares já utilizava o espaço para suas práticas religiosas e viu ali uma oportunidade de transformá-lo num local sagrado onde seus irmãos em Oxalá pudessem se conectar à natureza para cultuar seus Guias e Orixás. Assim nasceu o Santuário Nacional da Umbanda – Vale dos Orixás®, conhecido como a “Meca dos Umbandistas” – um lugar onde todo praticante das religiões de origem afro devem ir, ao menos, uma vez na vida.
EXTENSÃO DA ÁREA E CULTIVOS
O Santuário Nacional da Umbanda possui uma área de 645.000 m2 de mata nativa e possui diversas ações de recuperação e preservação do meio ambiente. Um laboratório botânico, minhocário, viveiro de mudas e uma escola de ecologia prática fazem do Santuário Nacional de Umbanda um refúgio em São Paulo, onde os praticantes de religiões de matrizes africanas podem recarregar as baterias, se conectar com a Mãe Natureza e praticar sua fé com tranquilidade.
RECUPERAÇÃO DA ÁREA
A Federação Umbandista do Grande ABC é a entidade mantenedora do Santuário, a qual orquestrou a ação de recuperação ambiental da área em conjunto com a comunidade umbandista, plantando mais de 500 espécies nativas da região, em mais de trinta mil mudas de plantas. Ao longo destes 50 anos, a natureza vem sendo recuperada, refletindo na exuberância da fauna e flora, com lagos, cachoeiras, pedreiras e matas preservadas.