Santo André é destaque no turismo e concorre a prêmio em cinco categorias – Matéria publicada em ABC do ABC.
Data: 27/08/2021 19:50 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André
Santo André tem se destacado no turismo, recebendo constantes investimentos na área gastronômica e aprimorando os diversos outros segmentos que refletem na cadeia de atividades ligadas ao setor. Com o reconhecimento, a cidade está concorrendo ao Prêmio Top Destinos Turísticos, realizado pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), juntamente com a SKÅL International São Paulo.
Com o objetivo de identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, a premiação auxilia na promoção da cidade como destino de destaque por possuir atrativos singulares nos segmentos no qual concorre.
No prêmio, Santo André está concorrendo nas categorias “Ecoturismo”, “Estudos e Intercâmbios”, “Gastronômico”, “Cultural”, “Religioso” e “Negócios e Eventos”. Os votos na cidade serão contabilizados até o dia 15 de outubro pelo site https://votetop.com.br/cidade/santo-andre.
[….]
Turismo de Santo André
[….]
Como não bastassem tantas modalidades turísticas, Santo André também é referência nacional no turismo religioso, em especial por conta do Santuário Nacional da Umbanda, reconhecido em 2019 como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Trata-se de uma referência nacional e internacional para os seguidores da Umbanda e Candomblé, recebendo anualmente milhares de visitantes de diversas cidades e estados brasileiros.
Leia matéria na íntegra, CLIQUE AQUI.
Esvaziada pela pandemia, ‘Meca’ da umbanda pede ajuda para não fechar – Matéria publicada em National Geographic Brasil
O Santuário Nacional da Umbanda, um patrimônio cultural imaterial e parque ecológico na cidade de Santo André, em São Paulo, fechou as portas completamente por sete meses. Agora reaberto, ainda espera pela volta dos fiéis.
Em um dos momentos mais tristes da nossa história recente, a religiosidade tem sido uma das principais formas de alento frente a tantas perdas e angustias. Não bastante as mais de 500 mil mortes causadas pelo coronavírus somente no Brasil, milhões foram afetados por impactos socioeconômicos decorrentes dessa grande crise sanitária.
Na Grande São Paulo, região que foi já considerada o epicentro da doença na América Latina, um dos mais tradicionais espaços religiosos do país corre riscos de fechar por dificuldades causadas pelo vírus. Desde o início da pandemia, o Santuário Nacional da Umbanda, localizado no município de Santo André, viu o número de visitantes cair em mais de 70% e suas receitas colapsarem. O parque ficou completamente fechado por sete meses, e, mesmo reaberto, tem presença limitada de público, que financia as atividades por meio de ingresso e aluguel de tendas.
Fundado em 1970 pelo sacerdote Ronaldo Linares – o Pai Ronaldo –, o santuário é chamado pelos seus frequentadores de a Meca umbandista – em alusão a cidade sagrada saudita para onde todos os muçulmanos devem peregrinar pelo menos uma vez na vida. Criado originalmente para proteger fiéis de ataques ou injúrias de cunho racista-religioso, o espaço recebe crentes de diversas religiões de matriz africana e indígena – além da umbanda, também o candomblé e a jurema, por exemplo.
Leia matéria na íntegra, CLIQUE AQUI.
O Vale dos Orixás – Matéria publicada na Revista Isto É
Em São Paulo, o maior santuário de umbanda do País atrai estrangeiros e se prepara para o centenário da religião.
O primeiro sinal de que os orixás estão sendo invocados é auditivo. É o som dos atabaques que avisa o início da sessão. Para contemplar a cena toda, é necessário se embrenhar pela Mata Atlântica. Só assim para acompanhar as atividades no Santuário Nacional da Umbanda, o maior do País. Localizado em uma área de 642 mil m2 entre os municípios paulistas de Santo André e São Bernardo do Campo, lá estão espalhadas 220 tendas onde pais e mãesde- santo levantam a poeira ao receber os espíritos. Caminhar pela natureza faz parte do conceito estabelecido por esse imenso agrupamento de terreiros de umbanda. O santuário se instalou, em regime de comodato, em uma área na qual existia uma pedreira no passado. A idéia era recuperar o estrago feito na região. Hoje, 40 anos depois, 60 mil árvores já foram replantadas. E a fama do lugar, uma espécie de meca da umbanda, alcança nível internacional…. Leia matéria na íntegra – CLIQUE AQUI.
Decifrando Milagres – Documentário produzido pela History Channel – Filmado no Templo-Sede da Federação Umbandista do Grande ABC – A Casa de Pai Benedito de Aruanda e no Santuário Nacional da Umbanda – 2013.
Primeiro episódio do quadro “Os Paranormais” com todos os participantes reunidos exibido em 21/09/2013. Celso Portiolli gravou a abertura do Programa no Santuário Nacional da Umbanda.